Yoga do Útero, uma nova prática para a saúde feminina.
7 de abril de 2021A prática de yoga que está a serviço das mulheres – fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Porém as práticas devem evoluir com o tempo e com a nossa consciência em evolução.
O Womb yoga é uma nova articulação de uma arte antiga que fala profundamente e nutre-nos como mulheres. Por um longo tempo, mulheres argumentam porque muitas práticas espirituais, embora sejam dignas e ótimas, às vezes podem errar o alvo para nós, como mulheres. Eu ousaria dizer que eles foram desenvolvidos pelos homens para atender às necessidades e à psicologia dos homens, mas não das mulheres.
Mas mulheres o tempo todo tiveram uma prática dentro de seus próprios corpos que passa despercebida, exceto por algumas – o seu ciclo menstrual.
Quando abordado com consciência e tempo apropriados, o ciclo menstrual pode ser um yoga interior que inicia a mulher em um profundo sentimento de intimidade consigo mesma e com o Divino. O que é importante nessa maneira feminina é que ela “pratica a si mesma”. Ou seja, não precisamos “fazer” nada; pelo contrário, através de um envolvimento profundamente sentido com os ritmos mutáveis de nosso ciclo, podemos entrar potencialmente em uma consciência espiritual.
Por mais simples que isso possa parecer, é uma disciplina interna de alta ordem. Quando o conhecimento da prática interior das mulheres fica sem nome, algo incomensurável é perdido para as mulheres e, portanto, para o mundo.
É raro encontrar outras práticas que entendam isso com qualquer detalhe ou disciplina. No entanto, o yoga do útero incorpora isso explicitamente. Ao trabalhar muito bem com todos os aspectos estruturais de nossa pélvis como parte central de todo o nosso ser, ele também se engaja com a dinâmica energética do próprio ciclo de maneiras sutis e pragmáticas, que podem dar à mulher uma sensação mais profunda de estar ‘dentro’ dela mesma.
O Womb Yoga traz uma maneira de ensinar que conecta essa experiência interior profundamente sentida a um sentimento de pertencer à mãe terra, e parte deste trabalho é dar a cada mulher a oportunidade de acompanhar a fase do seu ciclo menstrual e ter uma verdadeira sensação de ser cuidada e realmente ser ela mesma.
É como abrir um portal enorme conectando seu coração ao seu ventre. E faze-la se sentir parte de um grande ventre, da mãe terra. ‘O yoga no útero fala com mulheres de todas as idades e em todas as fases da vida – desde a menarca, através de nossa sexualidade, até a jornada da gravidez e do parto, até a passagem pela menopausa e além.
É para iniciantes, bem como praticantes e professores experientes. É uma revelação e uma revolução, cura e nutrição, pois restaura um profundo prazer em nossos corpos.
Tenho a honra em ter a oportunidade de trazer pro Brasil toda autoridade e sabedoria cultivada por muitos anos de prática de yoga e ensino de Uma Dinsmore Tuli, aliadas aos meus estudos e práticas juntos à ela, da minha experiência de vida como mulher e através de várias irmãs que compartilham comigo, lidando com todas as vicissitudes da vida moderna
Uma nova visão ‘para a prática de yoga para mulheres que transformará nossa experiência de ser mulher e abriremos portas que não sabíamos que existiam. Este é um trabalho vital. Espalhar está potência. Comemorar nossos úteros. Desbloquear o poder do feminino.
Trago a vocês esta inspiração na sabedoria cultivada por muitos anos de prática de yoga e ensino da Phd Uma Dinsmore Tuli,aliadas aos meus estudos e práticas juntos à ela,da minha experiência de vida como mulher e através de várias irmãs e alunas que compartilham comigo,lidando com todas as vicissitudes da vida moderna e uma nova visão para a prática de yoga para mulheres que transformará nossa experiência de ser mulher e abriremos portas que não sabíamos que existiam ao desbloquear o poder feminino.
Quer conhecer melhor o Yoga do Útero? Realizamos retiros, aulas, workshops e palestras. Entre em contato e saiba mais!
.
.
IMAGEM/FOTOGRAFIA: Letícia Lima @leticialimafotografia