A sua prática de yoga respeita seu útero?
17 de fevereiro de 2021As vacinas COVID-19 podem afetar a menstruação?
21 de abril de 2021O Womb Yoga, traduzido como Yoga do Útero, é um método motivado pelo sincero desejo de nutrir a liberdade de toda mulher de praticar a forma de yoga que mais a nutre, reconecta com seu feminino, acolha e a honre em todas as etapas e fases de sua vida.
Infelizmente a maioria das mulheres nunca foram incentivadas a desenvolverem uma consciência de seus ciclos menstruais. E é raro conhecer mulheres que possuem uma profunda compreensão de seu ciclo menstrual como fonte de inspiração, intuição e até de orientação espiritual (sim, isto é possível!).
Na maioria das vezes, este aspecto é acompanhado de vergonha, nojo, aborrecimento, medo e ressentimento. E então, muitas mulheres se esforçam para viverem suas vidas como se não menstruassem, uma fuga e negação de algo muito natural: que é o seu próprio corpo.
Porém, quando tomamos consciência de como nosso ciclo nos conecta à influência de ritmos mais amplos do universo e da natureza, por exemplo, quando nos descobrimos menstruando na lua nova e ovulando na lua cheia, ou vice versa; ou talvez quando estamos de acordo com o ritmo de nossas amigas e familiares mulheres em casa; então começamos a entender como o ritmo dos ciclos do nosso mundo interior contêm dentro dele a sabedoria de desbloquear nossa consciência dos ritmos do universo e qual o nosso lugar dentro dele.
É quando nós mulheres literalmente experimentamos ‘yoga’ porque percebemos nossa real conexão com esses ciclos mais amplos da natureza. E esta é uma expansão da consciência que vai além nós mesmas: este é um ensinamento ‘espiritualizado’ da menstruação.
Propomos através da Yoga do Útero, que muitas mulheres corajosas e notáveis tornem-se capazes de honrar e aceitar a orientação de seu ciclo menstrual como fonte autêntica e íntima de sabedoria que pode oferecer grandes presentes em sua vida.
Tudo isso fundamenta os princípios e diretrizes básicos para a prática do Yoga do Útero:
🔻 Honrar os ciclos do útero como fundamento de uma prática de yoga refinada e sensível para todas as mulheres com ou sem útero, que menstruam ou não, e todos os corpos e níveis de flexibilidade (um corpo perfeito, é um corpo saudável independente de estereótipos!);
🔻 Um conjunto de práticas seguras de yoga durante os muitos momentos especiais da vida de uma mulher: durante a menstruação, na gravidez, histerectomia (retirada do útero), ao usar o DIU, pós-parto, durante o climatério e pós-menopausa, e das tentantes na esperança de conceber.
🔻 E além de tudo, é um manifesto que defende o respeito por todas as mulheres na prática de yoga (de forma livre e segura!);
Concluindo: um método que traz consciência à prática de yoga pela necessidade de respeitar a fisiologia e particularidades do corpo feminino que o yoga tradicional, apesar de seu grande valor, não aborda (muitas vezes é ‘adaptado pra mulheres’): seus ciclos, portais, de que forma os elementos da natureza atuam e influenciam seu corpo… e o Yoga do Útero aborda tudo isso com técnicas próprias para atender todas as mulheres- independente de seu biotipo ou flexibilidade.
Quer saber mais sobre o Yoga do Útero? Entre em contato e saiba como!
.
.
.
***O projeto Womb Yoga Brasil é em honra e inspiração no excelente trabalho e contribuição através deste método criado pela yogini e PHD Uma Dinsmore Tuli, um verdadeiro presente para a mulher moderna.***.
IMAGEM/FOTOGRAFIA: CAROL GOMES @carolgomesfotoef